Tendências de marketing digital para 2021

  • por

O que vivemos este ano nos ensinou lições valiosas. Precisamos aprender a viver ainda mais próximos das facilidades digitais.

O futuro é super digital! E em 2020, tivemos a prova viva disso.

O marketing digital ganhou ainda mais força durante este período atípico e reserva outras grandes novidades já para o ano que vem.

Confira neste post uma seleção de tendências de marketing para 2021.

  • Google Meu Negócio
    O crescimento do Google Meu Negócio foi a grande aposta deste ano, mas, infelizmente a COVID-19 acertou em cheio os pequenos e médios negócios locais (público-chave de utilização da ferramenta).

Com a recuperação prevista, é possível apontá-lo como a primeira tendência do marketing digital em 2021.

O Google Meu Negócio vem se tornando um poderoso aliado na divulgação de negócios locais, já que garante uma ótima exposição nas páginas de respostas e buscas do Google, a custo zero.

A ferramenta aprimora seus recursos com frequência, atraindo cada vez mais empresas.

Um movimento que tem grandes chances de intensificar em 2021.

Com a adesão cada vez maior das empresas, haverá um aumento na competição pelas posições de destaque das páginas de respostas do Google e do Maps, condicionando as empresas a se aperfeiçoarem nas técnicas de otimização da plataforma.

  • SEO – Search Engine Optimization

Um recurso já bastante utilizado no marketing digital, mas que promete se fortalecer ainda mais é o SEO. A sigla resume todo um trabalho de Otimização de Sites para Ferramentas de Busca.

As técnicas de SEO vêm se aprimorando rapidamente, na medida em que as atualizações dos algoritmos do Google se tornaram cada vez mais frequentes, buscando se adaptar a novos hábitos dos consumidores e novas tecnologias.

Com os novos recursos oferecidos pelo Google, uma das tendências do marketing digital em 2021 é a de que não será suficiente estar entre os primeiros lugares, mas sim em destaques especiais, como por exemplo: a “posição zero”, ou no grupo de perguntas frequentes.

Por isso, há novas dimensões do SEO, que chamamos de SEO On SERP, ou seja, técnicas de palavras-chave e ranqueamento para se destacar nas páginas de respostas a pesquisas.

  • Inteligência Artificial

Vimos um uso cada vez mais intensivo dessa ferramenta em 2020.

Recentemente, o Google Analytics ganhou uma nova versão, que promete levar o processo de Machine Learning a níveis ainda mais sofisticados, o que será de imensa ajuda na hora de deixarmos nossas campanhas de marketing digital mais segmentadas.

Novas tecnologias e integrações, como por exemplo, de públicos segmentados no Google Analytics com os anúncios criados no Google Ads, farão com que a taxa de conversão seja ainda maior.

  • Pesquisa por voz

Ainda na área do marketing de busca, uma das tendências do marketing digital em 2021 que vale a pena destacar é o aumento pelas pesquisas por voz. Seja na própria plataforma de busca do Google ou em aplicativos como Google Assistente, Cortana e Siri.

De acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore, em 2020, nada mais nada menos que 50% das pesquisas serão feitas por voz, o que impacta bastante na forma como as marcas devem trabalhar seu processo de otimização para ferramentas de busca.

Aqui no Brasil, devemos sofrer um impacto ainda maior nesta área, já que os dois principais assistentes digitais, o Google Home e a Alexa vêm ganhando espaço nos lares brasileiros. Por isso, é necessário adaptar a sua estratégia de SEO para este tipo de pesquisa, para não perder este tráfego da internet.

  • Whatsapp

A plataforma vem anunciando algumas mudanças importantes, principalmente,.para o WhatsApp Business.

Essa ferramenta ficará ainda mais versátil, oferecendo novos oportunidades para o marketing online.

O WhatsApp não é só uma tendência do marketing digital em 2021. A ferramenta movimentará o comércio eletrônico, lançando, em breve, sua forma de pagamento nativa.

___

Para os profissionais de marketing digital, o ano de 2021 promete ser um ano de grandes oportunidades e muito trabalho, uma vez que as restrições da pandemia impuseram um novo modelo de compra e venda e uma relação sem barreiras entre público e produto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *