
Fazer um planejamento anual é uma das estratégias para organizar as áreas de qualquer negócio. O setor de vendas merece atenção especial por conta do cenário conturbado do ano anterior.
Por tudo isso, elaboramos este artigo com algumas dicas de como planejar suas vendas de maneira efetiva:
- Escolha o momento certo para começar;
É importante traçar datas específicas de acordo com a melhor época comercial para o seu tipo de negócio. Um exemplo prático seria pensar: Se eu vou abrir uma loja de sorvete, a melhor época é o início do verão, assim como, se o seu negócio for uma perfumaria, a escolha de datas comemorativas comercialmente estratégicas, como: Dia das mães, Natal ou Dia dos Namorados são perfeitas para uma abertura. - Analise o comportamento do seu público;
Mapeie os insights das suas redes sociais, considerando faixa etária, horários de pico, número de cliques. Promova enquetes com os seus produtos, para mensurar como o seu consumidor se relaciona com eles. Todas essas informações são relevantes pra você entender onde está a dor do seu público, qual é o problema que o seu perfil consumidor precisa resolver. - Tenha metas muito bem estabelecidas;
Pense no que é factível para o seu tipo de negócio de acordo com os prazos curto, médio e longo.
Para isso, levante questões, como:
Quantas vendas meu time precisa fazer para atingir a receita desejada?
Quantas dessas vendas podem ser feitas a partir de clientes já fidelizados?
Quantos novos clientes minha empresa deve prospectar? - Quais as melhores maneiras de bater tais metas?
Algumas sugestões envolvem ações internas que capacitem e motivem seu time a ter o desempenho e a eficiência necessárias para o alcance dos resultados esperados.
Os clientes com maior inclinação à fidelização são seus “leads mais quentes”, ou seja, eles já têm uma relação com você e podem querer investir mais. Portanto, são excelentes opções na linha de prioridades das prospecções.
Agora, pegue o bloco de notas e anote esse hack de dicas extras:
- Conheça intimamente cada produto e serviço que você oferece;
- OUÇA seus prospects para entender o que, de fato, eles estão precisando;
- Mensure seus resultados;
- Elabore um funil de vendas, detalhando cada processo e cada etapa de captação.
Tenha em mente que o fechamento de uma venda é a etapa final de todo um processo anterior; e um dos principais gatilhos de atração para ela se efetivar é através do marketing de conteúdo e de performance.
Então, aproveite que o ano só está iniciando e comece AGORA!
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