
Conteúdo é a nova publicidade. Hashtag é o novo slogan. O ambiente digital trouxe uma plataforma cheia de oportunidades pra você divulgar o seu negócio.
Aqui na Artigos, temos um time que busca soluções estratégicas para converter seguidores e visitantes em leads.
Você sabe o que são Leads? São potenciais consumidores finais do seu produto. Mas como convencê-los de comprar de você com tanta concorrência?
Uma dica super importante é: mais do que estar conectado com as novidades das plataformas digitais, é ficar atento ao comportamento do seu público-alvo. Como ele fala? Quais são os interesses dele? E o estilo de vida? Que tipo de dor ou necessidade o seu produto ou serviço soluciona pra ele?
As respostas para essas perguntas irão guiar o seu planejamento estratégico.
Um dos erros mais comuns de empreendedores é justamente criar um plano de marca sem balizar os interesses e o perfil de público que compraria o seu serviço.
O termo “persona” é utilizado pelo marketing com o intuito de criar o perfil de “cliente ideal” para o seu negócio, atribuindo a ele: idade, segmento de atuação, classe social, motivações, principais dores e necessidades.
Com a persona traçada, o próximo passo é definir que tipo de linguagem a sua comunicação cria empatia com esse perfil, para que você possa estabelecer um percurso de venda que inicia-se com o primeiro contato e termina (se for um final feliz!) com a conversão em cliente.
Se a persona for jovem, antenado com as novidades digitais, vale (e muito!) usar e abusar de uma linguagem bem-humorada, trocadilhos e memes.
O uso do funil de vendas é um modelo testado e comprovado no mercado para dimensionar a trajetória do lead. Outro ponto importante é identificar por qual canal esse lead acessa o seu negócio. Podem ser visitantes do seu blog, do seu site ou e-commerce, seguidores de suas redes sociais e, não menos importante, conexões de relacionamentos seus.
Em suma: é considerado um lead qualquer pessoa que estabeleça uma forma de contato comercial com o seu negócio.
Ok, agora que você já leu até aqui e entendeu o significado de lead, você deve estar pensando sobre a pergunta feita no início do artigo: como conquistar o lead em um cenário cada vez mais concorrido?
Esse é um dos grandes desafios do marketing e de uma equipe comercial. A relação com um lead é parecida com uma relação conjugal. Ela precisa ser regada e fomentada todos os dias.
Planificar informações do lead desde a data do primeiro contato é uma maneira organizada de criar um fluxo de atendimento e relacionamento com ele.
Se o lead fez contato com você é porque ele tem algum problema que o seu negócio consegue solucionar. Portanto, apresentar a relevância que o seu produto tem pra ele é muito assertivo no discurso de persuasão. Seu objetivo final é fazê-lo acreditar que você oferece uma solução única para as suas necessidades de consumo.
Se, ainda assim, o seu lead não for convertido, é prioritário buscar entender quais são os empecilhos dele pra fechar com você. Esse momento funciona também para que você faça uma auto-avaliação, sobretudo, um diagnóstico do seu negócio: quais são as possíveis falhas no produto? Há uma concorrência que entrega a mesma qualidade que você entrega, por um valor mais baixo? Preciso revisar a minha precificação? Preciso aprimorar algum ponto do meu produto ou serviço?
Tudo isso faz com que a sua empresa permaneça viva! Tendo em vista que o mercado, o consumo e as pessoas estão em constantes mudanças, reinventar seu modelo de negócios é a certeza de que o seu produto e serviço estão proporcionalizando soluções de acordo com a evolução social e comportamental.
A Artigos oferece um pool de serviços em comunicação para potencializar a sua marca no digital e no offline.